Portugal, melhor destino Europeu*


   O meu deslumbramento por Portugal já não é novidade. Ainda não conheço a Europa toda, nem perto (segundo o Trip Advisor só conheço 6% do mundo), mas acredito que será difícil bater a combinação das praias (das selvagens às sempre cheias, das de ondas inexistentes às de mar bravo) com a serra e a neve, as cidades cosmopolitas, as aldeias, o campo, a gastronomia, o vinho, a diversidade das nossas ilhas (que não conheço à excepção das Berlengas mas que anseio conhecer em breve), o sol, a possibilidade de praticar quase todos os desportos, os centros históricos, os azulejos, o fado e a arte urbana, as feiras, os bailaricos de verão (e os santos populares), os festivais de música, os museus, os casinos e até as "meninas".
   Duvido que venha a desgostar de algum país no mundo - acho que o mais certo é dizer que sou uma deslumbrada por este planeta, ainda que o raio possa vir a estender-se a todo o Sistema Solar, que nisto da vida e dos lugares só não me vou fascinar com o que não souber existir e possível de se visitar - mas Portugal é do mais completo que há (proximidade, acessos, preços e hospitalidade acrescentam-nos pontos e não é à toa que ganhamos cada vez mais distinções na imprensa estrangeira), algo que só senti aproximar em Itália, curiosamente o segundo país escolhido pelos americanos neste inquérito (e o meu segundo país favorito, apesar de só conhecer o Norte). Fica a faltar-me a Áustria para conhecer o top 3 americano (quem diria que temos tanto em comum? Eu não, certamente...) e a certeza de que no dia em que eu não vibrar com os elogios e o reconhecimento a Portugal, não estarei em mim. 

Comentários

  1. Gosto imenso de portugal mas confesso que não sou tão apaixonada como tu...fico-me pelo gosto de quem viria visitar mas de quem sabe que ainda não é o seu cantinho no mundo. Também ando a explorar o que posso lá fora...pode ser que me engane e seja mesmo aqui o meu cantinho =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que haja um ou outro país capaz de me seduzir para viver, ainda tenho muito para descobrir, logo se verá, mas que gosto do rectângulo, gosto (já dos políticos e de algumas pessoas, a conversa é outra...)

      Eliminar
  2. Portugal é sem dúvida o meu destino de eleição para viver. Para passear confesso que prefiro optar por conhecer o estrangeiro, outras culturas que não a que vivo actualmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro viajar e conhecer novas culturas, volto sempre rendida, mas se somar tudo ao pormenor, Portugal continua a ser o mais completo :)

      Eliminar
  3. Tão bom sermos reconhecidos por coisas boas também :)

    ResponderEliminar
  4. Concordo. Portugal é lindo e tem muito para conhecer. :)
    Itália é aquela viagem de sonho que aindanão consegui fazer.
    Austria já visitei. Só uns dias em Viena e fiquei encantada. :)
    beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Porta-Tazos #1 - Viva a nossa camionete!

Porta-tazos #5 - O puxão de orelhas de aniversário