"Se eu morrer, geres o meu perfil no Facebook?"

Há muito tempo, interroguei-me exactamente sobre isto: quando morrermos, quem é que avisa o Facebook? Ficamos com um perfil fantasma, para a eternidade? Aqueles amigos, que são só conhecidos ou não souberam do sucedido, vão continuar a dar-nos os parabéns quando o Facebook o sugerir?

Não é um tema particularmente importante mas é o tipo de questões que, às vezes, me assola. Há que admitir que é estranho ter, nos amigos sugeridos, um morto. E, ainda mais creepy, dar-se o caso de o adicionarmos, "ele" aceitar, comentarmos isso com algum amigo do género "olha, adicionei o Zézito que andou connosco na colónia" e receber como resposta "então mas esse gajo não tinha morrido?!”. Felizmente, esta é uma discussão que será esclarecida facilmente, se acedermos ao seu perfil e visualizarmos o post com o anúncio da hora da missa de sétimo dia.

Sim, parece que a malta do Facebook também já se andava a debater com isto (se calhar deviam contratar-me) e chega, agora, uma nova funcionalidade que permite que cada um de nós nomeie um gestor para cuidar da nossa rede social, depois de morrermos. Com permissão para postar, alterar a imagem de perfil e aceitar amigos (aqueles que fizermos no céu, provavelmente). Um festival (até já estou a imaginar os meus pais a discutir porque só nomeei um deles, estilo filhos a discutir heranças...)!


Fonte: P3

Comentários

  1. Olha que não é um assunto que se possa desprezar. Infelizmente conhecia uma rapariga do meu liceu que morreu e o perfil dela foi gerido por alguém durante algum tempo. Depois disso foi desactivado.

    ResponderEliminar
  2. Epa nem pensar. Quando eu me for prefiro que me desativem o perfil logo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou contigo mas a minha questão mantém - se: como é que o FB fica a saber que tem de desactivar o perfil?

      Eliminar
    2. Tens que delegar em alguém essa tarefa, alguém em quem confies bastante, isto para prever alguma morte subita.

      Eliminar
  3. Estive a pensar e o Facebook também podia disponibilizar uma funcionalidade que seria chamada de "Death warning", em que tu poderias configurar que um email seria enviado com a tua pass e user do facebook para uma determinada pessoa (email), se tu não fizesses login no Facebook de X em X tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim mas continuas a poder morrer nesse "X tempo" e, durante esse tempo, serás na mesma um fantasma nas redes sociais :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ponto da situação

Porta-Tazos #1 - Viva a nossa camionete!