Summer Trip 2012 - Dia 2

   Depois da dica da recepcionista da Pousada não podíamos deixar de experimentar as "Buga", as bicicletas totalmente grátis da cidade de Aveiro, disponíveis para turistas e residentes.

 Depois do almoço, rumámos às nossas origens:

   Passagem obrigatória no Castelo da cidade que é, este ano, a Capital Europeia da Cultura. Passeio, também, pelas ruas do Centro Histórico que estão cheias de pequenos pormenores de arte (muitos deles relacionados com roupa, como é o exemplo dos "chapéus-de-sol" feitos com camisas, no Largo Condessa do Juncal - ver a primeira das próximas imagens).


Guimarães - Portugal - Agosto 2012

   Mortos de calor, resolvemos ir à praia, àquela que foi a pior escolha da trip. Falo de Ofir, terra famosa por ter uma discoteca a que nunca fui, mas que alegadamente bomba imenso. Vou ser sincera: a parte boa aconteceu ainda antes de pisar o areal, quando comi um cornetto soft (que adoro). O resto, foi de encolher os ombros: não foi o pior dia de praia da minha vida (no topo do ranking está uma vez na Figueira da Foz e outra em S. Martinho do Porto), mas também não estou ansiosa por voltar.
   Chegados à escadaria que dá acesso ao areal, primeiro senão: onde é que nos vamos enfiar? Filas de barracas, muitas pessoas e pouco espaço para estender a toalha (a subida da maré também não estava a ajudar). Lá encontrámos um buraquinho, entrámos no modo fazer-praia-sardinha-em-lata e até encontrei uma vantagem: as pessoas funcionam muito bem como corta-vento.
   Pouco espaço, ventania e água gelada... fazer o quê? Apanhar sol, ler uma revista e dormir, até acordar cheia de frio porque as pessoas do lado se tinham ido embora - e em dez minutos eu estava a fazer o mesmo (tudo na paz, que vacances são vacances - tivesse sido no ano passado, em que o meu verão se resumiu à Summer Trip, e era ver-me ligeiramente irritada por desperdiçar o meu tempo em tão mediana escolha, tão mais-ou-menos que nem nos lembrámos de tirar fotos e nos pusemos à estrada sem remorsos).
   Paragem seguinte, mesmo a tempo de ver o pôr-do-sol, Praia do Cabedelo:

Praia do Cabedelo - Viana do Castelo - Agosto 2012
   3 Km e estávamos no centro de Viana do Castelo, onde jantámos e passámos a noite - em pleno 20 de Agosto, feriado municipal e último dia de grandiosos festejos.

Viana do Castelo - Agosto 2012
   Como demos a entender via Facebook, dormimos mesmo aqui, no Navio Gil Eanes, no ex-quarto do Capelão, com uma janela que só abria até meio e por onde só conseguiria salvar um braço, em caso de tragédia (sim, que eu mal me vi naquele cubículo tentei logo traçar um eventual plano de fuga - em vão).

Navio Gil Eanes - Viana do Castelo - Agosto 2012

    Também não fui eu que tirei esta última foto e, a partir desta noite, foram todas tiradas com telemóvel, porque fiz uma burrice que não quero, sequer, mencionar. Quando fiquei sem bateria na máquina ainda disse que queria voltar para casa e não queria mais férias, mas depois fui forte e consegui prosseguir (sempre com tristeza no peito, claro) :p

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Porta-Tazos #1 - Viva a nossa camionete!

Porta-tazos #5 - O puxão de orelhas de aniversário