Portugal dos Pequenitos

Quando somos pequenos é brutal: parece que o mundo foi à máquina de lavar, encolheu e passou finalmente a servir-nos. Dizemos adeus a monumentos que se fundem com o céu e tomamos de assalto castelos, casas e igrejas feitas à nossa medida. Subimos e descemos escadas, espreitamos à varanda, simulamos trabalhar na casa do ferrador ou no forno de lenha. Somos grandes, no Portugal dos Pequenitos.

Ao crescermos o encanto não foge. Passamos a deliciar-nos com os pormenores dos edifícios, réplicas perfeitas de monumentos que conhecemos tão bem. Achamos graça ao frenesim dos miúdos, rimos do quão gigantes parecemos e voltamos a percorrer todo o recinto com o mesmo entusiasmo de quando tínhamos 5 anos. A perspectiva muda mas vale sempre a pena.








Portugal dos Pequenitos - Coimbra - Maio 2013

  
O espaço está recheado de História e só tenho pena que não tenha evoluído com o acréscimo de algumas construções contemporâneas (não sei bem se teriam sítio e verbas, mas era giro que a ideia não estagnasse no tempo e que daqui a muitos anos tivéssemos referências do Portugal que temos hoje). Fica a dica. Se quiserem visitar têm a informação toda aqui.

Comentários

  1. Um sítio onde nunca fui! Talvez quando tiver filhos :P

    ResponderEliminar
  2. Os meus pais quase todos os anos me levavam aqui! Adorava :D :D

    Mas onde senti que cresci foi no campo de futebol da escola primária onde andei, passei lá há pouco tempo e tinha a sensação de que o campo era enorme, pelo menos era assim que o recordava, afinal é tão pequenito :D LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconteceu-me algo semelhante no outro dia, fui dar um passeio e dei de caras com um muro de onde era "super perigoso" saltar e que agora nem sequer me chega à cintura :P

      Eliminar
  3. Fui aí em pequenita e adorei. Agora já nem me lembro bem. Hei-de re-visitar :)

    ResponderEliminar
  4. Recordo-me vagamente de ir aí quando tinha prai 4 ou 5 anos, daí que também não me lembro de praticamente nada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas memórias também eram muito escassas, mas ao voltar algumas reapareceram.

      Eliminar
  5. Já lá não vou desde miúda... Agora deste-me vontade de visitar de novo ;)

    ResponderEliminar
  6. Sou mesmo uma triste, vivi 4 anos em Coimbra e nunca lá fui! :(
    Quando for visitar a mana tenho mesmo de ir! *

    ResponderEliminar
  7. Outra, que veio a Coimbra e não disse nada... pffffff!

    ResponderEliminar
  8. Já lá fui e adorei não só o Portugal dos Pequenitos mas também o resto de Coimbra, diverti-me imenso:)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Porta-Tazos #1 - Viva a nossa camionete!

Porta-tazos #5 - O puxão de orelhas de aniversário